sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Capítulo 1 - A educação e a religião:


Konrad Witz

Qual a importância do estudo histórico da Educação Física? Existe importância neste ramo dos conhecimentos? São estas questões interessantes a serem colocadas ao profissional que visa trabalhar da melhor maneira possível, pois a história traz subsídios que proporcionam uma maior solidez nos campos ideológicos e conceituais de um professor. Não entender aspectos históricos da sociedade é como um sujeito que não conhece seu próprio passado, não sabe portanto os processos que se sucederam para que ele se tornasse assim como é, fica então exposto a cometer os mesmos tipos de erros anteriores, os quais não conhece. Neste contexto se insere a importância dos estudos de história da educação. O labor presente se insere especificadamente relacionado com a educação do corpo e da mente no período da Idade Média que compreende respectivamente aos anos de 476 D.C. e 1453 D.C.; Período situado entre a antiguidade e a idade moderna no qual o cerne dos processos educativos estava intimamente vinculado à religião.
“Nem a educação nem a religião dos gregos e dos romanos resolveram esses problemas. Mas sob o domínio do cristianismo a educação recebeu um caráter totalmente novo. A instrução em doutrina da igreja e a prática do culto substituíram o elemento intelectual; uma disciplina rígida em conduta subtituiu o treino físico e retórico.”
( Paul Monroe, 1939 )
Por quê neste período da história ocorreram tais mudanças com os processos educativos da civilização? É por muitos a I.M. chamada por isto de Idade das Trevas, em que o conhecimento lógico não era desenvolvido, ao menos pela população em geral, ficando restrito aos teólogos, isto enquanto o Iluminismo não chegou. Onde foi parar o culto ao corpo iniciado na Antiguidade através dos gregos, e continuado pelos romanos com seus treinos ginásticos e as danças, e os jogos que eram organizados e sistematizados, proporcionando um bom desenvolvimento físico aos meninos romanos? E as práticas físicas desenvolvidas nos ginásios, campos marciais, acampamentos, exercícios militares? Será possível que na “Idade das trevas” tenham se extinguido todos os valores do culto ao corpo e prevalecido somente valores espirituais? Não se julga errôneo extirpar de maneira tão repentina alguns valores da sociedade? Mais comedido seria considerar que algumas idéias e costumes ficaram reprimidos, escondidos ou mesmo foram transferidos para outros lugares... É justamente isto que ocorre com o mundo Árabe durante a I.M., que dispondo de uma cultura diferenciada desenvolve com primazia as áreas de agricultura, matemática, astronomia e filosofia. Por uma localização mais próxima do antigo mundo grego os árabes mulçumanos foram os primeiros a absorverem as idéias de Platão e Aristóteles, e somente depois chegaram estas à Europa. Averróis ( 1126 – 1198 ) , um sábio muçulmano nascido em córdoba recolheu grande tradição da antiguidade clássica transmitindo-a enriquecida e modificada à Idade Média Cristã, defendia o universalismo cultural com a co-existência das três grandes religiões monoteístas: islamismo, judaísmo e cristianismo.

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